Sobre rodas mas sem fumaça

Papai: não esqueça a minha Caloi. E ele não esqueceu: ganhei minha primeira bicicleta no Natal de 1982. Depois dela, tive uma cross da Monark, acho que era aro 20, uma Caloi Cruiser aro 26 que ganhei na rifa (e foi roubada), uma Sundown aro 26 que usava em Bauru, para ir trabalhar e ir à faculdade de jornalismo e que vendi quando terminei a faculdade (a Laila, minha colega que a comprou, diz que passeia bastante com ela, aos fins de semana, pelo bairro do Ipiranga, em SP).

Agora, tenho uma Sundown que eu mandei adaptar: pus paralamas, bagageiro, cestinha, farol (!) e, de posse de uma linda bicicleta, passeio aos fins de semana e faço compras. Não vou trabalhar com ela por três motivos: o trânsito intenso para o centro de Porto Alegre torna o transporte perigoso; a volta, à noite, ainda me dá medo de assaltos e outras violências; e não tem um lugar seguro onde eu possa prender a bici durante as minhas oito horas de trabalho. Ter um espaço na rua é bastante complicado. Motoristas não respeitam a distância que devem manter de ciclistas e pedestres. E a lentidão do trânsito, para eles, não parece ter relação com o espaço que ocupam e cuja ocupação se multiplica por centenas de novos veículos diariamente.

Não é o crescimento de nossa economia e o status de novo-rico que denota nosso desenvolvimento. O crescimento econômico nos traz independência financeira. Educação, consciência, delicadeza e ter uma idéia sobre nosso papel no mundo é que nos traz civilização. E isso passa por saber como utilizar nossos direitos e espaços nas cidades em que vivemos. Menos poluição, mais fluidez, menos violência, mais saúde. Já experimentou uma bicicleta?

Deixe uma resposta

