Audiência Pública

Afinal eu fui. E vi os ciclistas noturnos do Poa Bikers marcando presença no plenário da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, com seus capacetes, suas luzinhas e suas lindas bikes. E vi os representantes dos demais movimentos ciclísticos da cidade, meio perdida por não saber quem era quem. Vi o Poti Campos, jornalista que assina a coluna sobre Bikes no jornal Zero Hora e os vereadores Mauro Zacher e Beto Moesch. Todos, à sua maneira, defenderam brilhantemente a necessidade premente da implantação do Plano Diretor Cicloviário de Porto Alegre, que foi apresentado pelo prefeito José Fogaça ao presidente da Câmara, Sebastião Melo, na tarde de ontem. Plano esse que nos foi apresentado pelo arquiteto Reglo Ferrari, da prefeitura, contemplando seus objetivos e necessidades.

Mas quem realmente tocou meu coração foi um senhor muito eloqüente, de cabecinha branca, membro da Associação de Usuários do Parque Farroupilha, que disse que, mais que lutarmos pela implantação de uma malha cicloviária e necessários equipamentos como bicicletários, semáforos, faixas, etc, o pessoal precisa é “por a magrela na rua”, para que todo mundo veja que, sim, há demanda para que essas obras sejam implementadas.

Ele disse tudo o que eu acho. Cidades como Portland, nos Estados Unidos, nem tem muitas ciclovias, mas tem um negócio maravilhoso e simples, chamado “tráfego compartilhado”, que é basicamente o sujeito que está no carro respeitar a circulação daquele que está sobre a bicicleta, especialmente pelo fato de que o ciclista está fisicamente mais vulnerável. É o grande respeitando o pequeno, filosofia simples e de grande poesia que infelizmente é praticada aqui totalmente ao contrário.

No entanto, entendo que atualmente o mais barato e menos trabalhoso é implantar uma rede de ciclovias, pois o investimento em educação para o trânsito sempre parece ser, para o poder público, muito mais custoso emocionalmente (é preguiça) e demanda longo prazo para dar resultados.

Mas não tá morto quem peleia – virj, engauchei total.😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: