O que é isso, afinal?

Bike Drops é um blog como outro qualquer. Mas acompanha uma movimentação mundial: o ciclo-ativismo. Em diversas partes do mundo (e inclusive nos países com boa estrutura de ciclovias e uso de bicicletas), pessoas estão agindo cotidianamente de modo a resgatar e/ou adotar a cultura da bicicleta, baseados nos benefícios óbvios do transporte movido a pedal, que não libera gases de efeito estufa, além de ser um hábito saudável e dar às pessoas propriamente ditas o direito de estar na rua e conviver com outras pessoas.

Não que veículos motorizados não devam existir. O que se vem ignorando, insistententemente, no Brasil, é a multimodalidade no transporte urbano. Os investimentos no transporte coletivo e sua reestruturação e melhorias são indispensáveis – inclusive para que as pessoas não troquem trens e ônibus pela ilusão de que um carro – que empenha boa parte de seus rendimentos – pode levá-los a algum lugar mais rápido. Não podem, cada vez menos. Na economia, a eficiência logística não irá adiante se ruas e estradas estiverem bloqueadas porque não há vazão para o tráfego que se intensifica com a adição de centenas de carros diariamente. A prioridade não deveria ser o planeta?

Só que o Bike Drops pretende apresentar essas idéias de maneira dosada, intercaladas com abordagens diversas: esporte, moda (porque pedalar é fashion! É sim!), comportamento e os exemplos de diferentes cidades, que já têm a bicicleta no seu dia a dia: a Paris da Vélib, a Copenhague das belas ciclistas, a clássica Amsterdam e até a China, embora na China os carros (e a poluição sobretudo) estejam aos poucos aposentando muitas bicicletas, andando na contramão da consciência planetária.

Sobre mim, sou a Lívia, tenho 32 anos, sou jornalista e sempre gostei de andar de bicicleta. Ah sim, moro em Porto Alegre, e acho que podemos exibir nossas bikes e toda a nossa graça à luz do pôr-do-sol mais bonito do Brasil. Sejam bem vindos.

14 Respostas

  1. ameeeei.🙂

  2. Legal! Mas que poderia ter uma fotinho sua.

  3. Quis deixá-lo saber sobre Filmado por Bicicleta, o festival de filmes de bicicleta independentes internacionais. Mas eu não posso achar sua informação de contato em qualquer lugar neste local. Para mais informação, por favor vê nosso website.

    FilmedByBike.org

    Obrigado!

  4. Olá Lívia,

    Achei teu blog via Google enquanto procurava um estacionamento para deixar a bike no centro de Porto Alegre, uma vez que já achei onde tomar banho antes de chegar na empresa. Gostei muito da tua pesquisa, porém chateado com os resultados😦

    Parabéns pelo blog

    Abraço

  5. Olá!

    Belo blog! Já assinei os feeds. Já morei em Porto Alegre e voltarei em três semanas, depois de um tempo nazoropa. Vou (tentar, ou melhor nem colocar esse verbo) incorporar a bicicleta à minha rotina, também no Brasil.

    Escrevi sobre um tema que pode te interessar. Dá uma olhada no meu blog (igoroliveira.com).

    Saudações,

    Igor Oliveira

  6. Parabéns Lívia pela incentivo a mobilidade humana + economica e politicamente correta. Contribuir para diminuir a poluição ao meio ambiente é a nossa obrigação no exercício de cidadania, além de levantar bandeira para conscientizar as pessoas. Eu uso a bicicleta para ir ao trabalho e ao supermercado, etc, mesmo tendo carro.
    E tb trabalho como perita examinadors de trânsito – Psicologia do Trânsito.
    Fiquei contente em ler seu blog

    Um beijo

    Renata

  7. Adorei o blog!
    Sou ciclista em Porto alegre e achei 10 o site!
    Espero colaborar com ele se for possível .)

    • Diego, obrigada pela visita! Em que região tu moras? De repente, se souberes de lugares com bicicletário, é um serviço interessante que a gente pode divulgar aqui no blog.

  8. oi Lívia, tudo certo?
    queria saber se poderia me dar um depoimento, por favor. é para uma matéria que estou fazendo para a revista go outside (www.gooutside.com.br), sobre a “bicicleta como meio de transporte nas cidades”. queria um breve depoimento seu falando sobre Porto Alegre. Se puder, entre contato, por favor?
    obrigado pela atenção e parabéns pelo blog!
    bj

  9. oi Lívia,

    Achei seu blog por meio de um comentário que você deixou no meu blog (diekarambolage.wordpress.com)!
    É muita coincidência que você tenha um blog sobre assuntos bicicletísticos. Sou a maior ativista amadora das magrelas e atualmente venho juntando forças e me preparando pra fazer minha primeira viagem de bike….Bora ver! eheheheh
    Parabéns, adorei o blog! Bjs, Tamine

  10. Oi Livia… estou morando em Porto Alegre e criando coragem para enfrentar as ruas de Bike! Pode me dar umas dicas?

    Abs

    Marianne

    • Marianne,
      tudo bem? Me escreve no livia ponto araujo arroba gmail ponto com. Que dicas você quer? Onde você está morando? Vamos fazer uma pedalada feminina no dia 20, não queres participar? Beijos!

  11. Livia, gostei muito do seu blog. Simples, direto e com conteúdo. Parabéns!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: