A metamorfose santista

ciclovia_praiaNão, nada relacionado à respeitável equipe futebolística da Vila Belmiro. A metamorfose a que me refiro, na minha cidade natal, Santos, diz respeito à forma como as pessoas estão se deslocando. Fui para lá nesse carnaval e gostei do que vi.

Não que Santos não tivesse ciclovias. A primeira delas data de menos de dez anos e tinha uns 4 km. Depois, há cinco anos, foi inaugurada outra ciclovia maior, de 7 km, ao longo do lindíssimo jardim que margeia a orla da praia. Atualmente, Santos possui, ao todo, 19 km de ciclovias, que tendem a ser estendidas com a ampliação das obras já existentes e sua interligação. O que está acontecendo, a olhos vistos, é o crescente aumento da demanda por esses novos caminhos. Gente indo e vindo com magrelas de todos os modelos (o mais frequente é a cruiser californiana, sem marchas, já que a Baixada Santista é toda plana, mesmo) e, cedo na manhã, um batalhão de trabalhadores vindos das cidades vizinhas com suas barra-fortes. Tanta gente, claro, não se atém só às ciclovias e percorrem as ruas e avenidas. O que parece é que, salvo exceções (sempre há, infelizmente nesse caso), os motoristas estão se acostumando bem a essa desejada convivência.

Exemplo que Porto Alegre podia seguir, né?

Update: li essa matéria no site da Prefeitura de Santos e da qual destaco a seguinte informação:  “A importância da bicicleta como meio de transporte ficou comprovada pela pesquisa, que registrou 303.295 viagens/dia, o equivalente a 15% do total de deslocamentos. Para efeito comparativo, o estudo realizado na Região Metropolitana de São Paulo apontou que a bicicleta é usada por apenas 0,7% das pessoas”.  Segundo o texto, esse dado foi obtido na Pesquisa Origem e Destino, realizada pela Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos, de São Paulo. Penso que, mesmo incluindo a grande parte de pessoas que vêm de cidades vizinhas como São Vicente e Praia Grande, por onde a ciclovia também passa, o índice é altíssimo. Mas, se levarmos em conta que a bike é responsável por 40% dos deslocamentos em Amsterdã, acho que o cenário santista é dos mais interessantes.

No Ridjanêro, as notícias também são animadoras. 🙂

2 Respostas

  1. Ahh se São Paulo fosse assim….legal o blog…tanto gostei que linkei ao meu !!!

  2. Acho que estamos começando mudar a imagem que muita gente tem da bicicleta. Bicicleta é meio de transporte.

    Bom exemplo esse da cidade de Santos.

    Acredito particularmente que para mais pessoas usem a bicicleta no dia-a-dia é preciso duas coisas:

    1. Maior apoio das autoridades

    2. Independente desse apoio, mais pessoas na rua de bicicleta. Isso incentiva outros a começarem a usar a bicicleta e fatalmente a cidade vai ter de se adaptar…

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